Disjuntor caixa moldada

Você já deve saber o que é um disjuntor, ou pelo menos já deve ter escutado falar sobre as famosas “chaves”. E o disjuntor de caixa moldada, você conhece? Neste artigo vamos falar mais sobre esse tipo de disjuntor, o que ele é, quais são suas aplicações e os acessórios.

O que é um disjuntor de caixa moldada

Um disjuntor é aquele dispositivo que fica nas caixas de energia e se parece com um interruptor. Tem inclusive uma função parecida com a do interruptor, que é a de interromper a corrente, porém de forma automática, para evitar possíveis curtos-circuitos ou sobrecargas elétricas.

Os disjuntores de caixa moldada também têm a função de proteger os circuitos elétricos que distribuem as correntes para os motores e geradores.

É chamado de disjuntor de caixa moldada por sua parte externa, a carcaça, ser feita com uma estrutura e uma montagem em caixas termoplásticas pré-moldadas, que são compactas, que na maioria das vezes conta com duas peças.

Fabricados dentro da norma NBR60947, podem ser encontrados para utilização em correntes de vários tipos, até 1800A. São úteis para aplicação na manobra e no comando em baixa tensão.

A parte interna dos disjuntores de caixa moldada é feita de forma muito robusta, o que promove mais eficiência para interromper circuitos que tenham correntes de 20X a 30X.

Além disso, são muito eficientes para serem usados em circuitos industriais, pois dentre as características do disjuntor de caixa moldada, estão as proteções térmica e magnética, que podem ser ajustadas entre 5 a 10 vezes para a corrente nominal do disjuntor, em uma forma mais eficiente e com um ajuste mais sensível para garantir mais proteção.

Onde é usado o disjuntor de caixa moldada

Como mencionamos acima, o uso desse tipo de disjuntor é principalmente industrial. Afinal, é neste ambiente que é mais frequente a necessidade de interromper uma alta corrente de curto-circuito. Mas também é possível encontrar um disjuntor de caixa moldada em condomínios e no comércio.

Isso acontece porque são muito eficientes para proteger motores elétricos, pois por contarem com a proteção magnética, podem ter o desarme magnético ajustado para evitar o disparo do disjuntor juntamente com a partida do motor, o que garante uma maior proteção.

Também é muito útil para a proteção de circuitos elétricos de geradores, pois pode ser ajustado de acordo com a corrente nominal, chegando a cinco vezes o seu valor, o que protege em casos de curtos-circuitos que poderiam ser alimentados pelo gerador.

Acessórios utilizados com o disjuntor de caixa moldada

Vamos falar agora sobre os acessórios que podem ser utilizados com o disjuntor de caixa moldada.

Entre eles está o acionamento rotativo manual, que permite que ele seja acionado por fora, ou seja, serve para ligar e desligar o disjuntor sem precisar abrir o quadro de energia elétrica. É muito útil e simples de ser instalado.

É possível também utilizar a bobina de disparo, que serve para desligar o disjuntor à distância.

O contato auxiliar é mais um dos acessórios do disjuntor de caixa moldada que auxilia na identificação do status do disjuntor.

Sempre que for mexer com dispositivos deste tipo, procure um profissional capacitado para orientar e instalar os equipamentos que mais se adequem à sua necessidade.

A Foco conta com uma linha de proteção elétrica completa, destinada à segurança de sua empresa. Em nossos produtos, contamos com uma gama de disjuntores de caixa moldada, que variam de 125A a 800A.