Disjuntores DIN com certificação: entenda por que é importante

Proteção e segurança são duas palavras muito importantes quando assunto está relacionado a disjuntores.

Como já se sabe, a função dos disjuntores é a proteção contra sobrecargas elétricas ou curto-circuitos. Por isso, saber escolher o disjuntor adequado é de extrema importância para qualquer projeto ou obra.

Disjuntores DIN e NEMA

Em redes de baixa tensão podem ser utilizados dois tipos de disjuntores: DIN e NEMA.  Os disjuntores DIN garantem uma proteção maior que os disjuntores NEMA, sendo a opção mais segura, pois sua a capacidade de interrupção é maior e também desarmam mais rápido.

Por ter um disparo independente, os DIN não dependem da grandeza do curto circuito para disparar e são mais sensíveis, os tornando mais seguros. Existem outros disjuntores que dependem da grandeza do curto circuito para desarmar, acontecendo muitas vezes de trabalharem bem acima da sua capacidade, por exemplo, um disjuntor de 40A trabalhando há quase 55A sem desarmar, correndo o risco de um condutor pegar fogo e o disjuntor não desarmar a tempo, culminando em sérios riscos.

A Certificação compulsória dos Disjuntores DIN

Um fator muito importante é a certificação. Os disjuntores DIN com corrente até 63A passam por certificação compulsória, conforme a portaria do INMETRO n.° 348/2007 e ABNT NBR NM 60898:2004. Isso garante maior segurança ao consumidor, visto que para atender as normas do INMETRO, é necessário rígido e constante controle de qualidade.   

Modelos de Disjuntores DIN

  • Monopolares: são disjuntores indicados para circuitos com uma fase apenas, e geralmente é utilizado para tomadas e circuitos de iluminação que utilizem sistema monofásico.
  • Bipolares: são utilizados em circuitos de duas fases, como torneiras elétricas e chuveiros em sistemas bifásicos.
  • Tripolares: indicados para circuitos que possuem três fases, como motores que funcionam em sistemas trifásicos.

Linha de Disjuntores DIN FOCO

A linha de disjuntores DIN FOCO com corrente até 63A é certificada pelo INMETRO, e atende as normas da COPEL. Possuem alto padrão de qualidade 5 anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Disjuntores DIN Monopolares
06A, 10A, 16A, 20A, 25A, 32A, 40A, 50A, 63A
Disjuntores DIN Bipolares
06A, 10A, 16A, 20A, 25A, 32A, 40A, 50A, 63A
Disjuntores DIN Tripolares
06A, 10A, 16A, 20A, 25A, 32A, 40A, 50A, 63A, 70A, 80A
Disjuntores DIN Tripolares 10kA
80A, 100A, 125A